MEGA CONTADOR

Contador de visitas

terça-feira, 5 de junho de 2012

Bahia vai ganhar primeira biofábrica de sisal do Brasil

A Bahia vai receber a primeira biofábrica de sisal do Brasil, que irá funcionar em Cruz das Almas, no interior do Estado. Ainda não foi revelado quando o empreendimento será lançado, mas as obras estão previstas para começarem no final deste ano. O projeto é uma parceria da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).

De acordo com o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Paulo Câmera, em julho dois especialistas mexicanos estão chegando para conhecer o local e dar orientações sobre como efetivar, pela primeira vez no Brasil, um sistema de micropropagação por cultura de tecidos de plantas do gênero agave.

Segundo Câmera está sendo realizado um estudo com imagens de satélite para fazer um zoneamento agroecológico da região sisaleira e do semiárido baiano. "O objetivo é identificar em que condições de solo e clima poderão montar os campos experimentais para introduzir as diversas espécies de agave".

Câmera disse que, enquanto no México a pesquisa é feita em escala de laboratório, na Bahia, a biofábrica vai produzir mudas em quantidade para fornecer aos produtores. "A intenção é produzir um milhão de mudas por ano, quando a unidade estiver em pleno funcionamento".

"A tecnologia de micropropagação que será desenvolvida na biofábrica vai permitir a diversificação de espécies e a introdução de plantas melhoradas para a cultura do sisal", explicou o secretário.

Fonte: Agrosoft
Foto: Ilustrativa

Nenhum comentário:

Postar um comentário