MEGA CONTADOR

Contador de visitas

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

P1MC: Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Quijingue, lutando em defesa dos trabalhadores e da transformação social

Em Quijingue, já foram construídas mais de 1.046 (mil e quarenta e seis) cisternas pelo P1MC, em parceria com organizações da sociedade civil, entre elas o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Quijingue, garantindo, assim, água de qualidade junto às residências.


O Programa Um Milhão de Cisternas (P1MC) vem transformando a realidade do semiárido brasileiro. O programa visa a construção de Um Milhão de Cisternas para as famílias da zona rural com dificuldade de acesso a água. Essas ações estão promovendo um movimento de articulação e de convivência sustentável com o ecossistema do Semiárido, através do fortalecimento da sociedade civil, da mobilização, envolvimento e capacitação das famílias, com uma proposta de educação processual, buscando atingir a transformação social.

Em Quijingue, já foram construídas mais de 1.046 (mil e quarenta e seis) cisternas pelo P1MC, conjuntamente com organizações da sociedade civil, entre elas o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Quijingue, garantindo, assim, água de qualidade junto às residências.

Cada cisterna tem um custo de aproximadamente de R$ 1.800,00 (mil e oitocentos reais), incluindo a contrapartida de cada beneficiado (a). Para a comunidade ser contemplada, precisa formar uma comissão organizadora e aderir aos processos metodológicos do programa. As comunidades contempladas participam de todo processo de construção das cisternas, que têm capacidade para armazenar até 16 mil litros de água; suficiente para garantir água potável a uma família de 6 (seis) pessoas, bebendo e cozinhando, por um período de 8 meses.

Além das cisternas para consumo humano, também são construídos canteiros de produção para que as famílias possam produzir seus próprios alimentos, possibilitando, assim, a geração de trabalho, a ampliação de renda e a inclusão social, melhorando a qualidade de vida e de saúde das  pessoas.

ASCOM: STR Quijingue

Nenhum comentário:

Postar um comentário