MEGA CONTADOR

Contador de visitas

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Caravana do Lazer chega ao município de Nordestina

Foto Paulo Neves Ascom SudesbO município de Nordestina, a 340 quilômetros de Salvador, recebe o Projeto Caravana do Lazer da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia - Sudesb. Nestas quinta e sexta-feira (14 e 15/04), acontece, no auditório da Câmara Municipal, o Curso de capacitação de agentes multiplicadores de lazer, e, encerrando as atividades, vai ser realizado no sábado (16/04), na Praça 9 de Maio, o Dia de Lazer.
O curso conta com a participação de mais de 40 professores, educadores sociais do Peti, profissionais do Projovem, gestores de unidades educacionais municipais, entre outros. Entre os temas abordados, estão: o resgate do lazer através da ludicidade na comunidade; organização de eventos culturais, recreativos de esporte e lazer; organização de competições recreativas de esporte e lazer; e reciclar e adaptar é um dos caminhos para realizar - sugestões de jogos recreativos.
Para o chefe do Departamento de cultura, esporte, lazer e turismo do município, Ruy Guilherme Cardoso Matos, a vinda do projeto Caravana de Lazer é o pontapé inicial para mostrar a importância da prática esportiva. "É um sonho que está sendo transformado em realidade, numa parceria harmoniosa entre o Governo do Estado e a prefeitura municipal de Nordestina. Esperamos desenvolver, na prática, atividades esportivas e de lazer para as nossas crianças e jovens", analisa.
De acordo com o secretário de educação de Nordestina, Leonir Florianni, Léo, a parceria com o Governo do Estado envolve ações de todas as secretarias municipais.  "Este Projeto está colaborando com o processo de ensino e aprendizagem e além de tudo o curso só vem a somar com a formação de agentes comunitários que contribuirão para desenvolver projetos e atividades de lazer e esportivas na comunidade", declarou.
Entre os participantes do curso, está a professora nordestinense Maria José dos Santos Reis, 30 anos, que pretende passar adiante as dicas que está recebendo. "Estou gostando muito deste encontro. O lúdico e a inclusão são muito importantes nas atividades comunitárias e eu pretendo aplicar o que aprendi com meus alunos jovens e adultos", revela.
Foto Paulo Neves Ascom/SudesbPara Alecsandro Nascimento, locutor e professor, a inclusão social é importante para a sociedade e o lazer e a capacitação só vêm a contribuir para se fazer novos eventos. "Eu pretendo repassar para a comunidade nos eventos realizados pelo Departamento de cultura, esporte e lazer da cidade", garante.
O curso vai ser concluído neste sábado (16/04), com a realização do Dia de Lazer onde os agentes capacitados colocam em prática o que aprenderam durante os dois dias. A garotada vai ter acesso a brinquedos e jogos recreativos como cama elástica, pista de sabão, piscina de bolinhas, ludo, dominó, dama e xadrez gigantes, corrida maluca gigante, oficinas de desenho e criação de brinquedos.
De acordo com a coordenadora de eventos da Sudesb, Susi Dócio, o Projeto Caravana de Lazer da Sudesb, que foi criado em 2008, vem se firmando como um veículo de formação de agentes comunitários de lazer (Curso de Capacitação de Multiplicadores) e realizador de diversas atividades recreativas (Dia de Lazer), contribuindo, assim, para a melhoria da qualidade de vida das comunidades com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) em diversas regiões do Estado.

FONTE: Ascom/Sudesb

Nenhum comentário:

Postar um comentário