MEGA CONTADOR

Contador de visitas

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Dia de Lazer leva alegria para a garotada do município de Nordestina

Foto Paulo Neves Ascom SudesbA Praça 9 de Maio, na cidade de Nordestina, virou palco de muita alegria e diversão durante  todo o dia deste sábado (16/4), com a realização do Dia do Lazer, que encerrou, também, com sucesso, o curso de capacitação de agentes multiplicadores de lazer, ministrado na quinta e na sexta-feira (15/04). As atividades integram o Projeto Caravana do Lazer da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia - Sudesb, que vem sendo desenvolvido em vários municípios baianos, que possuem baixo nível de Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).
Desde cedo, a criançada invadiu a praça, formando longas filas para brincar na cama elástica, na pista de sabão e piscina de bolinhas. Durante o Dia de Lazer, os agentes, sob a coordenação da equipe da Sudesb, colocam em prática o que aprenderam nos dois dias de capacitação, orientando as crianças nas atividades recreativas. Entre outras brincadeiras, os pequenos participaram das oficinas de arte, desenho e criação de brinquedos reciclados. Também foram oferecidos jogos de ludo, dominó, dama e xadrez gigantes, corrida maluca gigante e outros.
Formada em pedagogia, a agente de lazer Gessamare Ferreira de Góes disse ter ficado encantada com o projeto. "Trabalho com crianças de todas as faixas etárias, há seis anos, e pude aprender um pouco mais com o curso e a prática do  lazer simples que foi oferecido hoje, em brincadeiras como pular corda, amarelinha, capitão, peteca, pá na lata", revela.  A pedagoga lembra ainda que o prazer das crianças em brincar em atividades lúdicas de   antigamente está cada vez mais perdendo espaço para o computador , a televisão e o videogame. "As crianças não têm acesso a atividades e brincadeiras mais simples, de outras gerações e que são coisas bem gostosas".
Paulo Neves Ascom SudesbMuitas das crianças que compareceram à praça nunca tiveram acesso a uma cama elástica, a exemplo de Raissa Virgínia Félix, de 7 anos, que estava encantada com o equipamento. "É minha primeira vez, deu um frio na barriga, será que posso ir de novo?", questiona a pequena, com aos olhinhos brilhantes. Para a dona de casa Genilda Medrado da Silva foi gratificante ver sua filha Judith Silva Queiroz, de 10 anos, participando tão feliz do Dia de Lazer.
Já Mateus dos Santos Moreira, de 11 anos, da cidade de Cansanção, brincou na cama-elástica, mas aproveitou bastante no golzinho do futebol, sob a orientação do agente de lazer  Erivaldo Lopes Costa, que pretende, com aprendizado da capacitação, realizar um torneio  entre os alunos da  sua Escolinha de Futebol,  em Cansanção. Na oficina de desenho, Rose dos Santos, de 5 anos, exibia orgulhosa a pintura de uma casinha que iria entregar para a mãe.

FONTE: Ascom/Sudesb

Nenhum comentário:

Postar um comentário