MEGA CONTADOR

Contador de visitas

quinta-feira, 14 de abril de 2011

TERMINA A IV CONFERÊNCIA DE SAÚDE DE NORDESTINA


Na tarde de ontem, dia 13 de abril, terminou a IV Conferência Municipal de Saúde, contou com a participação de aproximadamente cento e vinte pessoas no plenário da câmara de vereadores de Nordestina.


Com o objetivo de discutir a política municipal de saúde no que diz respeito ao planejamento das ações, a Conferência abordou como tema principal 'Todos usam o SUS! SUS na Seguridade Social, Política Pública, Patrimônio do Povo Brasileiro` assim priorizando as ações que possam garantir uma qualidade de atendimento ao usuário e junto conseguir planejar com eficiência os serviços oferecidos pela Secretaria Municipal de Saúde principalmente àqueles voltados a prevenção, assim garantindo um serviço de qualidade aos usuários.


Conforme a palestrante, Enfermeira Sanitarista Jacira Silva 'A saúde é propagadora de ações intersetoriais para a melhoria da qualidade de vida. No município de Nordestina, estão sendo destinados em média 15% do orçamento.


'Pacto pela Saúde' e o funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS) foi tema da palestra proferida pela Jacira Silva,  Em grupos temáticos os participantes se reuniram propondo através de temas norteadores melhorias no atendimento ao usuário do SUS com propostas aprovadas que serão encaminhadas pelos delegados para Conferência Estadual que acontecerá de 09 a 11 de setembro e para Conferência Nacional entre  30 de novembro a 4 de dezembro de 2011 .


Com a presença do Vice-Prefeito Nelson Reis Moura, Secretária de Saúde Indira Silva Salles, vereadores, profissionais da saúde e comunidade, a IV Conferência Municipal de Saúde conseguiu realizar o seu objetivo – Interagir com todos os segmentos da sociedade discutindo a importância do Sistema Único de Saúde na vida de cada cidadão.


A Conferência de Saúde são espaços institucionais de análise dos avanços e retrocessos do SUS, conforme o que preconiza a Lei 8.142/90.


A Conferência Municipal de Saúde acontecerá cada quatro anos, com atuação e interação da população, prestadores de serviços, gestores, profissionais de saúde, dirigentes políticos e outros segmentos organizados da sociedade civil.

AUTOR: ALECSANDRO NASCIMENTO/ NORDESTINA HOJE

Nenhum comentário:

Postar um comentário