MEGA CONTADOR

Contador de visitas

sexta-feira, 11 de março de 2011

Brasil, Chile e El Salvador aguardam visita de Obama com grande expectativa

Brasil, Chile e El Salvador aguardam visita de Obama com grande expectativa
Washington, 10 mar (EFE).- Brasil, Chile e El Salvador aguardam com grande expectativa a visita do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, a estes países entre os dias 19 e 23 de março, quando discutirão temas como energia, segurança e educação.
Em uma prévia conversa com jornalistas sobre a viagem, que inclui a primeira visita de Obama como chefe de Estado à América do Sul, os embaixadores dos países em Washington enumeraram alguns temas prioritários que serão tratados nos encontros, como a luta contra o narcotráfico e o impulso do ensino do inglês, enquanto expressaram seu otimismo respeito ao êxito da viagem.
A primeira parada será no Brasil, entre os dias 19 e 20 de março, um encontro que o embaixador brasileiro nos EUA, Mauro Vieira, definiu como uma "longa história de cooperação e amizade" entre seu país e Estados Unidos.
"O comércio bilateral costumava ser o tema principal deste tipo de visitas, mas agora, com a transformação de nosso país, trataremos também outros assuntos como a energia, a inovação, a ciência, e a tecnologia", explicou o diplomata.
Para o Governo, a visita ocorre "em um momento fantástico", tanto pelas ótimas relações entre ambos países como pela curiosidade que o Brasil está despertando no mundo todo.
Por sua vez, o chefe de missão da embaixada do Chile nos Estados Unidos, Roberto Matus, destacou que a visita que Obama realizará nos próximos 21 e 22 de março à capital chilena deve ser um encontro "entre iguais e sem paternalismo".
"Esperamos receber os Estados Unidos e ser receptivos em diferentes aspectos, como queremos contribuir e achamos que podemos fazê-lo", acrescentou o diplomata.
Por sua parte, o embaixador de El Salvador nos EUA, Francisco Altschul, reforçou sobre a necessidade de abordar o problema do crime organizado e o tráfico de drogas não como um assunto das América Central mas como algo que também afeta à Colômbia e o México, e que "também é co-responsabilidade dos Estados Unidos".
Outra prioridade de El Salvador é encontrar uma solução "permanente" ao problema da imigração, com um total de 2,5 milhões de salvadorenhos nos EUA.
El Salvador, país que Obama visitará entre o dia 22 e 23 de março, quer explorar, além disso, suas possibilidades em matéria de energias renováveis como parte da luta contra a mudança climática.

FONTE: MSN

Nenhum comentário:

Postar um comentário