MEGA CONTADOR

Contador de visitas

sábado, 12 de março de 2011

Terremoto no Japão provoca número elevado de vítimas e pode ter réplicas

Carro e casas destruídos após terremoto no Japão (Reuters)

Tóquio, 11 mar (EFE).- O devastador terremoto de 8,9 graus de magnitude na escala Richter registrado nesta sexta-feira no Japão, o mais grave da história do país, provocou um "número extremamente alto" de vítimas, segundo o Governo japonês, que alertou sobre a intensidade das réplicas.
O número de vítimas do terremoto, que afetou praticamente toda a costa leste do arquipélago japonês, pode ultrapassar mil. O tremor for sentido ainda em Tóquio e provocou um tsunami que deixou centenas de mortos na cidade de Sendai.
O Governo enviou 8 mil militares para os trabalhos de resgate às áreas afetadas, sobretudo às províncias de Miyagi e Iwate, enquanto se decretou estado de emergência em uma usina nuclear de Fukushima, o que levou à evacuação de 3 mil pessoas de áreas próximas.
O terremoto destruiu edifícios, provocou incêndios e paralisou o transporte no nordeste do Japão, enquanto em Tóquio os edifícios tremeram e os serviços ferroviários e do metrô foram suspensos, impedindo milhares de pessoas de retornar a suas casas.
As ondas chegaram a dez metros de altura e causaram grande devastação em muitas cidades do litoral nordeste do Japão, levando em sua passagem carros, edifícios e navios.
Em Sendai, a capital de Miyagi, que tem um milhão de habitantes, se calcula que cerca de 300 tenham morrido por causa do tsunami.
Após o forte terremoto, os tremores continuaram até primeiras horas do sábado (horário local) no Japão.

FONTE: MSN

Nenhum comentário:

Postar um comentário