No período de Carnaval, Rio espera 760 mil turistas na cidade
Apesar da valorização do real e do recente aumento da inflação, o Brasil vive a expectativa de receber mais visitantes no Carnaval deste ano. Mas analistas avaliam que o crescimento do turismo ainda está abaixo do potencial do país devido a carências estruturais.
Apenas no Rio de Janeiro, a expectativa é de que 760 mil turistas visitem a cidade durante o período carnavalesco, 4% a mais do que no ano passado, segundo estimativas da Riotur.Para o diretor de relações internacionais da Abav (Associação Brasileira de Agências de Viagens) nacional, Leonel Rossi, mesmo com a previsão de aumento do turismo, os números do setor no país como um todo ainda estão muito abaixo do potencial.
"Não temos conseguido crescimento significativo. Estamos patinando ao redor de 5 milhões de turistas por ano já há alguns anos. Já deveríamos estar na faixa dos 8 ou 9 milhões", afirma.
Rio
O coordenador do Núcleo do Turismo da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Luiz Gustavo Barbosa afirma que o Rio vive um momento decisivo.
"O Rio está em um turning point em que tem que decidir o que quer ser no turismo. Quer continuar sendo um destino médio do turismo mundial, ou quer se tornar um destino mundial grande, consolidado, capaz de comportar grandes eventos econômicos e ser um hub do turismo brasileiro?"
Para optar pelo segundo caminho, avalia Barbosa, a cidade deve continuar buscando soluções para a questão da segurança, suprir a carência de mão-de-obra capacitada "para uma boa recepção do turista estrangeiro" e investir no transporte interno.
"Em cidades como o Rio, onde o turismo se mescla à vida da cidade, a cidade vai ser boa para o turista quando for boa para o cidadão. O desafio primeiro é melhorar a cidade", diz o especialista em planejamento urbano Mauro Osório, professor de Economia na UFRJ.
Osório lista como medidas urgentes a despoluição da Baía de Guanabara, soluções para o saneamento na região metropolitana, avanços na luta contra a violência e a construção de um calendário de eventos que garanta um fluxo mais permanente de turistas.
A Copa do Mundo de 2014 e da Olimpíada de 2016 certamente são um grande chamariz para atrair turistas estrangeiros. Mas Fabio Sá Earp, do Instituto de Economia da UFRJ, diz que é preciso fazer bem o "feijão com arroz".
"Passar pelo megaevento é fácil", observa. "Difícil é a gente conseguir atrair todo ano mais 500 mil turistas."
FONTE: BBC
Nenhum comentário:
Postar um comentário