Um dos lançamentos mais aguardados para este ano, a Yamaha XT1200Z Super Ténéré chega este mês às concessionárias brasileiras. O modelo, uma reedição da lendária big-trail nipônica, traz motor bicilíndrico de maior capacidade e muita tecnologia embarcada para brigar no segmento de motos big-trail.
Da antiga aventureira, Super Ténéré 750, sucesso em todo o mundo na década de 90, restou apenas o nome e a inspiração no temido deserto africano de Ténéré no centro sul do Saara. No restante, a Super Ténéré 1200 é completamente nova e moderna.
Proposta
Segundo os engenheiros da Yamaha, o desenvolvimento da nova Super Ténéré começou a partir de uma folha em branco, porém com objetivos claros: um novo motor de grande capacidade cúbica com torque à vontade; agilidade no fora de estrada e precisão em estradas sinuosas; muito conforto, e praticidade para se levar bagagem e garupa; além de tecnologia para melhorar a segurança e a versatilidade.
Trocando em miúdos, para criar a nova Super Ténéré a Yamaha decidiu seguir a receita de sucesso da líder de vendas no segmento a BMW R 1200 GS. Para isso dotou sua big-trail com qualidades para brigar de frente com o modelo alemão. Copiando inclusive muitas soluções técnicas da BMW, como transmissão final por eixo cardã, controle de tração, freios ABS e conforto de sobra.
Visualmente, porém, a nova XT1200Z não lembra a concorrente alemã. De porte avantajado, traz dois faróis na dianteira, um grande pára-brisa regulável, banco largo em dois níveis e uma grande variedade de acessórios, como malas laterais e top case em alumínio. Entretanto, a grande diferença está na motorização.
Nenhum comentário:
Postar um comentário