MEGA CONTADOR

Contador de visitas

domingo, 17 de julho de 2011

Operação apreende 82 pássaros silvestres em localidade de Muritiba



Oitenta e dois pássaros silvestres, inclusive arapongas, foram apreendidos durante uma operação realizada nesta sexta-feira (15), na localidade de Mil Peixe, distrito de São José, no município de Muritiba.
A partir de uma denúncia anônima, o coordenador regional da Policia Civil de Santo Amaro, Willian Achan, com apoio da equipe local, da ambientalista Telma Lobão e da Polícia Militar, localizou os animais trancados em depósitos escuros de propriedade de um homem identificado como Aurino Barbudo. Segundo a ambientalista Telma Lobão, os pássaros estavam com comida estragada, sem água, nas piores condições de higiene.
Entre as espécies encontradas estavam:cardeais, araponga, sofrer, estevão, caboclinho, canário da terra, azulão, tiê sangue, considerados os mais caros e mais procurados no tráfico.
Junto com os silvestres também foram encontrados canários belgas e periquitos australianos, animais que costumam ser utilizados na parte da frente das transportadeiras enquanto os da fauna brasileira ficam escondidos. Segundo a políca, essa é a forma em que os traficantes transportam os animais para outros estados.
“Ao chegarem a seu destino os compradores ou os próprios traficantes costumam torcer o pescoço desses animais, pois para eles os exóticos não possuem valor nenhum”, contou Telma Lobão.
A polícia também descobriu em poder do acusado, Aurino, transportadeiras utilizadas no tráfico, 9 arapucas, cordões e linhas utilizados para capturar pássaros. Ele estaria traficando os animais nas feiras livres de Geolândia, São José, Santo Estevão, e vendendo também para outros municipios.
Os pássaros foram devolvidos a natureza numa fazenda preservada e os exóticos ficaram sob a guarda de um depositário. (Tribuna)

Nenhum comentário:

Postar um comentário