MEGA CONTADOR

Contador de visitas

terça-feira, 31 de maio de 2011

Saiba tudo sobre a 41ª Lavagem de Queimadas – VEJA AS FOTOS



Terminou nas primeiras horas desta segunda-feira (30), os shows das bandas que se apresentam durante os três dias de festa da 41ª Lavagem de Queimadas. Várias bandas se apresentaram no palco armado no começo da ladeira de acesso a Igreja no Alto de Santo Antônio e no domingo (29), último dia, Seu Maxixe, fechou com brilhantismo o evento promovido pela prefeitura.
O dia começou com desfile cultural

Por volta das 11h de domingo, aconteceu o cortejo com apresentações de diversas alas que conforme declaração do prefeito Sérgio Brandão ao CN, um dos seus objetivos era resgatar a parte cultural do evento.
A ala das crianças deu um brilhantismo especial na manhã de sol. Após alguns anos, os cavalheiros voltaram às ruas misturados com as baianas, uma marca forte da lavagem. Segundo os historiadores, foram elas que iniciaram os festejos que visava lavar a Igreja para os 13 dias de atos litúrgicos que prepara os fiéis para a festa de Santo Antônio.
O desfile tem sido sempre o principal atrativo das manhãs do domingo dia maior da festa, que dá oportunidade as crianças e idodos a participarem.
Esta foi a 41ª edição.
Harmonia abriu o desfile dos blocos

Trazendo em seu repertório o melhor do pagode baiano, o Harmonia do Samba, liderado pelo vocalista de Xanndy fez o Bloco Será? sacudir com suas melodias, sucessos como “A Gente Sacode”  “Comando”, “Selo de Qualidade” e “Rebola”. Xanddy esbanjou simpatia para todos e o expressivo público feminino foi à loucura com as famosas reboladinhas do carismático artista. O cantor entrou em cena por volta das 18h30 e no trio elétrico Twister,  o primeiro a desfilar na avenida e um camarote andante. Segundo os organizadores, foram vendidos mais de 2.500 abadás e esgotado os ingressos de acesso ao camarote, novidade na festa da lavagem.
Polêmica – A festa que estava para acontecer com a saída de dois blocos cujo horário estava marcado para 16h não foi cumprido, o problema começou quando o harmonia puxando o Sera? fez o tradicional percurso de sair do largo da igreja matriz do centro e subir sentido antiga sede da prefeitura e retornar no mesmo sentido pelo lado oposto, ao chegar de volta na Praça da Matriz, o trio que puxava o bloco não pôde contornar na rua de acesso ao Alto da Igreja por causa do outro trio que iria puxar o Bloco “Zueira” que estava estacionado e interrompeu o trânsito. Apesar do esforço do empresário Márcio Oliveira em fazer um acordo, o problema não foi resolvido e a solução encontrada do “Será que Hoje?”, foi fazer outra volta até completar o horário do Harmonia. A coordenação do bloco “Zueira” não foi encontrada para falar sobre o assunto.VEJA O ALBUM DE FOTOS
Renatinho, um dos fundadores do Será?, culpou os líderes do Zueira por impedir que chegasse até o Alto, conforme faz há 12 anos. Ao falar no trio elétrico no final da apresentação de Xanddy, ele chamou o concorrente de incompetente para organizar bloco, destacou o número de participante do Será?, ultrapassando a expectativa dos diretores e anunciou que o “Serazinho?”(bloco infantil estreante) é a escola para manter a tradição.
O trio elétrico que puxaria o Bloco Zueira, previsto para sair em seguida ao Será que é Hoje?, permaneceu estacionado até ás 19h, sem que sem nenhuma banda aparecesse para passar o som.
Sem que alguém explicasse os motivos para o CN, o Saiddy Bamba, anunciada para puxar o bloco não apareceu e de última hora, o È Xeque, contratado pela prefeitura para se apresentar no palco, subiu ao trio e fez o arrastou até o Alto.
O prefeito Serginho falou que não sabe o motivo pelo qual a banda Saiddy Bamba, contratada pelo bloco não apareceu, pois é um problema do bloco. Segundo ele, pessoas ligadas ao Zueira lhe procuraram e pediram que cedesse a banda É Xeke e por ser importante para a festa, ele disse que liberou e os custos da apresentação seria arcados pelo bloco.
É Xeke encerrou o desfile
Para quem gosta de pagode, o desfile de rua encerrou com êxito. A banda É Xeke apresentou um repertório composto por grandes sucessos como “Tchuco”, “Paçoca”, “Tome o que você quer” e “Iluminado”. Foi através dessas e outras músicas que a banda É Xeke se tornou uma das mais importantes representantes do pagode baiano.
O grupo tem buscado se diferenciar dentro do cenário musical e quem estava em Queimadas viu a mistura de instrumentos, que une a pegada percussiva do pagode ao som clássico do violino. Comandada pelo ex-integrante do grupo Kortezia Sinho.



A política na lavagem
Del Carmem compareceu a convite do prefeito Serginho e Vando do ex-prefeito Maurinho
Diferentemente dos anos que antecedem as eleições para deputados, a equipe do CN, observou que apenas Jose Paulo Crisóstomo Ferreira, que disputou a eleição para deputado federal, recebendo 417 votos, marcou presença no domingo.
Na esfera estadual, dentre os que disputaram a eleição, eleitos ou não, estiveram presentes a deputado Maria Del Carmem (PT), que passou dois dias na cidade e Vando, que chegou ás 12h e permaneceu até ás 19h, onde assistiu a passagem dos blocos e falou com eleitores no Alto da Igreja.
Prefeituraveis aproveitaram da festa
Com exceção do casal Edvaldo e Heyde Cayres, a equipe do CN viu no circuito da festa todos aqueles considerados prefeituráveis e se esforçavam para serem vistos pela população.
O vereador Lázaro José (PV), optou por se posicionar estrategicamente em cima do camarote andante do Bloco “Será que é Hoje?” e não perdia oportunidade de acenar para as pessoas.
O vice-prefeito, Tarcísio Pedreira, ao lado da noiva, preferiu ficar no chão e, por alguns momentos se posicionou dentro da corda, depois, misturou-se com os filões pipocas e no final, seguiu caminhando até o Alto da Igreja, onde assistiu ao show de Seu Maxixe acompanhado do prefeito Sérgio Brandão.
Ao lado da deputada estadual Maria Del Carmem (PT), a mais votada na eleição de 2010, obtendo 1.557 votos no município,  Serginho percorreu todo trajeto a pé. Entre aperto de mão e abraços, ele falava com a equipe do CN sobre as ações realizadas pela parlamentar em beneficio dos munícipes. “Estamos conseguindo uma patrol, uma retroescavadeira e uma unidade móvel de saúde, que deverá ser entregue no próximo dia 20, data da emancipação do município. Estamos cuidando também do sistema de abastecimento d’água das comunidades do Gregório e da Pedrolândia. Todas estas ações com a interferência da deputada Del Carmem”, falou o prefeito.
Em menos de um ano a petista já esteve no município quatro vezes. O vínculo que teve início através da amizade com a secretária Silvia Cruz, hoje, segundo a deputada, está fortalecida pela conquista de muitos amigos, principalmente na luta para fazer justiça e empossar Serginho como prefeito.
Prefeito recebeu amigos, correligionários e oposição no camarote
O prefeito Paulo Sérgio Brandão recebeu em seu camarote amigos dos municípios vizinhos, correligionários e até mesmo membros da oposição, a exemplo do vereador Renato Borges Varjão Filho (PRP), conhecido por Renatinho do Será?, presidente da Câmara. Na conversa entre os dois, Serginho quis saber por que o trio que puxava o bloco não “subiu” até o Alto, ponto principal da festa.
E para prestigiar o prefeito, o empresário Márcio Oliveira, passou pelo camarote da prefeitura e agradeceu o apoio logístico ao Bloco Será?, do qual fez parte da coordenação e lamentou que o trio não pudesse chegar até o ponto final, como planejado.
Atração do palco no domingo -  Banda Seu Maxixe, considerada o fenômeno do sertanejo baiano ou sertanejo pop, que inicialmente tocava forró, sempre buscou algo que a diferenciasse no cenário musical e durante uma apresentação, inovou na percussão, fazendo um momento mais intimista.
A mistura da música sertaneja com a batida pop agradou o público, que determinou os rumos do grupo, que é composto por sete músicos, que se dividem entre dois violões, baixo, teclado, acordeon, bateria e percussão. Se o ritmo é um diferencial, a postura de palco é outra diferença gritante: com um carisma de fazer inveja, e uma irreverência alta, os músicos entram no palco como se estivessem em uma roda de amigos.
O prefeito Paulo Sérgio Brandão e o vice, Tarcísio Pedreira, assistiram aos shows no camarote oficial. Serginho, como é conhecido o prefeito, avaliou como positiva a lavagem da igreja, montada e organizada pela sua equipe. Em 2010, a festa também aconteceu na sua gestão, porém tinha assumido a administração dias antes.
Pontos precisam ser melhorados para receber o grande público.
Apesar do esforço da coordenação da festa e da prefeitura para preparar a cidade que recebeu mais de vinte mil visitantes, a equipe do CN ouviu muitas queixas com referência a falta de sanitários químicos na Praça Central onde se concentraram os blocos para início do desfile. As ruas por onde passaram os trios elétricos não foram fechadas com antecedência e os carros estacionados nas laterais causaram transtornos e a polícia militar teve muito trabalho para fazer este serviço exatamente quando os blocos já estavam na avenida. Em media 50 carros foram multados por estarem estacionados no circuito, apesar de não haver nenhum sinal de proibição e a alerta resumiu apenas aos avisos dos locutores de carros de som e dos trios.
Segurança fez valer a tranquilidade – Trabalhou na segurança da festa no último dia, membros da guarda municipal, que foi reforçada com a contratação de mais 20 homens, 40 policiais militares, agentes da polícia civil e uma guarnição da CIPE, a conhecida polícia da Caatinga. Foram montados toldos nas saídas das cidades, onde estava de plantão uma guarnição da polícia rodoviária.
Três dias de muita festa

No palco armado no lado direito da avenida de acesso a Igreja, se apresentaram na noite de sexta-feira, Kiko Luz, Excita Samba e Hit 10. No sábado, Forrozão Aquários, Banda Brega e Vinho e Xamego de Menina. Paralelo à festa de largo, o bloco Taz promoveu uma festa de camisa com a banda Aviões do Forro no Estádio Municipal.
No domingo se apresentaram além de Seu Maxixe, Gildinho do Arrocha, Josiel e Forrozão Soro Caseiro e Cia do Baixo.

FONTE: CN

Nenhum comentário:

Postar um comentário