MEGA CONTADOR

Contador de visitas

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Queda do voo 447 durou 3 minutos e meio, dizem investigadores franceses

Foto tirada no sábado (7) e divulgada nesta segunda (9) mostra pessoas colocando no navio francês La Capricieuse uma caixa com o Flight Data Recorder (FDR), uma das caixas-pretas do Airbus A330 do voo 447 (Foto: AP/BEA)

O órgão francês responsável pela investigação do acidente com o voo 447 divulgou nesta sexta-feira (27) um relatório preliminar que descreve o que já se sabe sobre a queda do avião, que matou 228 pessoas em 2009.
A análise das caixas-pretas recuperadas, segundo o BEA (Escritório de Investigações e Análise), mostra que os pilotos viram duas velocidades diferentes no painel de controle durante "menos de um minuto" e que uma delas mostrava uma redução brutal da velocidade. A queda do avião no Oceano Atlântico durou cerca de três minutos e meio, de acordo com os dados retirados das caixas-pretas, recém-recuperadas do mar.
O BEA não entra em detalhes sobre o que teria provocado a inconsistência nem sobre como ela teria influenciado no acidente do voo entre Rio e Paris.
No momento do evento, segundo o BEA, os dois copilotos estavam na cabine, e o comandante estava em repouso.
O comandante voltou à cabine cerca de um minuto e meio após a retirada do piloto automático.
'Informações fragmentadas'
A divulgação deste relatório parcial, segundo o BEA, ocorre por causa do que o órgão chamou de "rotina de liberação de informações fragmentadas e muitas vezes aproximadas", pela imprensa, dos resultados da investigação das caixas-pretas, iniciadas em 14 de maio.
A nota, segundo o BEA, descreve "de maneira factual" os acontecimentos que levaram ao acidente, mas não apresenta análises.
Isso só acontecerá, segundo o BEA, no relatório de etapa, que será publicado em final de julho.
O relatório transcreve diálogos da tripulação na cabine e conclui que "a composição da tripulação estava em conformidade" com as regras.

FONTE: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário