MEGA CONTADOR

Contador de visitas

domingo, 22 de maio de 2011

Conheça tudo sobre o ato de Beatificação de Irmã Dulce

Domingo, 22 de Maio – Cerimônia de Beatificação de Irmã Dulce

Tendo como cenário o Parque de Exposições de Salvador (Avenida Paralela), a beatificação da religiosa promete reunir, entre brasileiros e visitantes de outros países, cerca de 70 mil pessoas – público que poderá acessar o local já a partir do meio-dia, com a abertura dos portões. Após 11 anos de espera, a freira baiana, conhecida por todos como o Anjo Bom do Brasil, passará a se chamar Bem-aventurada Dulce dos Pobres e terá o dia 13 de agosto como data oficial de celebração de sua festa litúrgica.
Programada para começar às 14h, a agenda festiva da beatificação será aberta com a exibição do espetáculo Nasce uma Flor, apresentação que irá contar, em forma de dança, música e teatro, passagens memoráveis da trajetória de vida de Irmã Dulce. Reunindo mais de 500 alunos do Centro Educacional Santo Antônio (CESA) – complexo de educação das Obras Sociais Irmã Dulce – com idades entre 6 e 15 anos, a peça trará cenas marcantes, como a acolhida da religiosa às crianças que viviam nas ruas da capital e a célebre ocupação do galinheiro – episódio que marcou o nascimento do Hospital Santo Antônio. Dividido em quatro atos, o espetáculo contará ainda com objetos cênicos gigantes, que ajudarão a contar parte dessa história, a exemplo da réplica da favela de Alagados, um dos principais locais de atuação da freira.
Rito da Beatificação
Após a apresentação artística, terá início então, às 17h, a celebração canônica com uma missa seguida do roteiro litúrgico do Rito de Beatificação do Vaticano. A cerimônia, que contará com a participação de mais de 500 religiosos – entre padres, arcebispos, bispos, diáconos e seminaristas de todo o Brasil – será presidida pelo cardeal Dom Geraldo Majella Agnelo, o delegado papal na solenidade, representando o Papa Bento XVI.
O rito que consagrará Irmã Dulce como Bem-aventurada começará com um pedido do arcebispo de Salvador, Dom Murilo Krieger, solicitando ao Santo Padre que inscreva, na lista dos santos e beatos da Igreja, o nome da religiosa baiana. Em seguida, o cardeal Dom Geraldo pedirá, em nome do Papa, que seja lida a biografia daquela que será beatificada. Terminado o relato de sua trajetória, será lido o decreto apostólico do Papa Bento XVI inscrevendo Irmã Dulce na lista dos santos e beatos da Igreja Católica, propondo-a como exemplo cristão para todos os fiéis. Neste momento, será anunciada também a data de celebração da sua festa litúrgica: 13 de agosto.
Concluída a leitura do decreto pontifício, será descerrado então o véu que recobre a foto da nova beata, ato acompanhado da entoação do hino da Bem-aventurada Dulce dos Pobres – apresentação que ficará a cargo de um coral de 206 vozes. Durante o cântico, uma procissão solene entrará trazendo uma relíquia pertencente à religiosa. À frente da procissão estará Cláudia Cristiane Santos Araújo, a funcionária pública cuja cura de uma hemorragia foi reconhecida pelo Vaticano como milagre atribuído à intercessão de Irmã Dulce. Como sinal de gratidão pela graça alcançada, Cláudia depositará um buquê de flores aos pés da foto da nova beata. Com a proclamação da freira como Bem-aventurada, Dom Murilo Krieger encerrará então a cerimônia com um breve agradecimento ao Papa Bento XVI pela beatificação da religiosa.
Infraestrutura, serviços e acesso
Instalada em uma área de 1.800 metros quadrados e com capacidade para receber e acomodar cerca de 70 mil pessoas, a infraestrutura projetada para a cerimônia de beatificação de Irmã Dulce contará com um amplo leque de serviços visando à segurança e comodidade do público presente no Parque de Exposições de Salvador. Junto aos preparativos da celebração, está o apoio do governo estadual na área de segurança pública, a partir da atuação da Polícia Militar no desenvolvimento de um plano operacional, de porte internacional, para a organização do encontro. A saúde também ganhou uma atenção especial, com a presença, através da Prefeitura de Salvador, de posto médico, além de veículos de urgência e emergência da Samu.
O atendimento terá ainda o reforço do Corpo de Bombeiros e de médicos, enfermeiros e auxiliares de enfermagem das Obras Sociais Irmã Dulce. Haverá também vagas para ônibus, estacionamento pago com capacidade para 3.000 veículos de passeio, sanitários químicos, lanchonetes, entre outras estruturas. Todo o custo da cerimônia está sendo coberto graças ao apoio dos órgãos públicos e à parceria e doações de empresas e fiéis. Empresas como a G Barbosa, DAG Construtora, Nestlé e Bradesco estão entre as que fizeram doações.
Destaque ainda para o projeto arquitetônico do altar. Planejado pelo arquiteto João Martins, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o espaço foi pensado levando em conta a visibilidade do público que irá acompanhar todos os detalhes da programação. Com dois grandes pórticos, os quais vistos de cima formam a figura de uma cruz, o altar contará com uma arquibancada para um coral de 200 pessoas, além de um painel com a imagem oficial da Bem-aventurada, o qual será descerrado em momento especial da celebração.
A entrada do público no Parque de Exposições será feita via Avenida Paralela, a partir da apresentação de ingressos que podem ser retirados, gratuitamente, nas paróquias de Salvador e do interior do estado, na Rádio Excelsior (Garcia) ou ainda na Igreja da Imaculada Conceição da Mãe de Deus, futuro santuário de Irmã Dulce, no Largo de Roma. Já o acesso das autoridades e profissionais de imprensa será feito através da Avenida Dorival Caymmi.
As paróquias da Bahia cadastradas junto ao cerimonial do evento também já podem retirar os ingressos diretamente na Cúria Diocesana de Salvador (Garcia), até o dia 19 de maio. Depois deste prazo, tanto as paróquias baianas quanto as de outros estados só poderão retirar os ingressos no período de 20 a 22 de maio (até as 12h), na Balança do Centro Administrativo da Bahia (CAB) – Avenida Paralela. Já as caravanas de outros estados, cadastradas no cerimonial, têm até o dia 22 de maio para retirar os ingressos, também na Balança do CAB. Mais informações pelo telefone (71) 3310-1102.
Vígilia e carreata marcam semana festiva

A programação festiva em torno da beatificação de Irmã Dulce terá início um dia antes do evento principal, com a realização no sábado (21 de maio), às 16h, de uma missa no Santuário de Irmã Dulce – Igreja da Imaculada Conceição da Mãe de Deus, no Largo de Roma. Após a celebração religiosa, começará então uma vigília que se estenderá até a manhã do dia seguinte. Concluída a cerimônia no dia 22, a agenda comemorativa continuará ainda no dia 24, às 10h, com uma missa de agradecimento pela beatificação – também na Igreja da Imaculada –, seguida da entronização da imagem da Bem-aventurada Dulce dos Pobres.
Já no dia 26 de maio, às 9h, acontecerá uma nova celebração, desta vez no Centro Educacional Santo Antônio (CESA), em Simões Filho. A programação continua no dia 27, com uma missa de consagração e instalação do Santuário da Bem-aventurada. A agenda festiva se encerra no dia 28, com uma celebração no santuário seguida de carreata com a imagem peregrina.
21 de Maio (sábado)
Missa na Igreja da Imaculada Conceição da Mãe de Deus, seguida de vigília.
Horário: 16h (a vigília terminará às 7h da manhã seguinte, juntamente com uma alvorada de fogos).
22 de Maio (domingo)
Cerimônia de Beatificação de Irmã Dulce
Local: Parque de Exposições de Salvador (Av. Luis Viana Filho – Paralela).
Horário:  12h – Abertura dos portões
14h – Apresentação artística sobre a vida de Irmã Dulce
17h – Início da cerimônia canônica do rito da beatificação
24 de Maio (terça-feira)
Missa de agradecimento pela Beatificação de Irmã Dulce e entronização da imagem da Bem-aventurada Dulce dos Pobres.
Local: Santuário da Bem-aventurada Dulce dos Pobres (Igreja da Imaculada Conceição).
Horário: 10h
26 de Maio (quinta-feira)
Missa de Ação de Graças no Centro Educacional Santo Antônio (CESA).
Local: CESA (Av. Engenheiro Walter Aragão de Souza, s/n, Centro – Simões Filho).
Horário: 9h
27 de Maio (sexta-feira)
Missa de consagração e instalação do Santuário da Bem-aventurada Dulce dos Pobres.
Horário: 18h
28 de Maio (sábado)
Missa no Santuário da Bem-aventurada Dulce dos Pobres, seguida de carreata com a imagem peregrina.
Horário: 8h30
Assessoria de Comunicação / Obras Sociais Irmã Dulce
Ana Calazans: (71) 9123-7913 / 3310-1267
Alan Guedes (71) 3310-1108 / 8799-8643
Ciro Brigham (71) 3310-1108 / 8887-6106

Nenhum comentário:

Postar um comentário